0000000000211147

AUTHOR

Vittoria Castagna

O processo de autoavaliação dos professores da educação infantil sobre educação de gênero: uma pesquisa em contextos italianos e brasileiros

Este artigo discute a autoavaliacao dos professores de educacao infantil quanto a educacao de genero implicita nas praticas pedagogicas. Durante os anos do programa de doutorado, trabalhei com grupos de professores com um metodo reflexivo, dialogando sobre contextos, para ter ideias mais explicitas sobre educacao de genero. Vou apresentar e descrever o processo de co-construcao de uma escala de autoavaliacao sobre educacao de genero: isso ocorreu em duas escolas infantis italianas estatais, em Palermo e, em uma escola infantil municipal brasileira, em Curitiba. A pesquisa apresentada refere-se as areas de relacoes educacionais, linguagem, jogo simbolico, habilidade motora, socializacao e re…

research product

L'educazione di genere nella scuola dell'infanzia: un percorso di autovalutazione riflessiva con le insegnanti tra Palermo e Curitiba

research product

L’autovalutazione degli insegnanti di scuola dell’infanzia per un’educazione di genere: una ricerca pedagogica in contesti italiani e brasiliani

Questo articolo riguarda l’autovalutazione degli insegnanti di scuola dell’infanzia in relazione all’educazione di genere implicita nelle pratiche educative. Durante gli anni del corso di Dottorato ho lavorato con gruppi di insegnanti con un metodo riflessivo, per dialogare insieme sui contesti scolastici al fine di rendere piu esplicite le idee sull’educazione di genere. Presentero e descrivero il processo di co-costruzione di una scala di autovalutazione per l’educazione di genere: il percorso si e svolto in due scuole dell’infanzia statali italiane a Palermo e in una scuola dell’infanzia comunale brasiliana a Curitiba. La ricerca presentata concerne gli ambiti della relazione educativa, …

research product